52º Fórum de reitoras debate sobre o desafio das universidades brasileiras

Adélia Pinheiro
Ascom

 

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro participa em São Luiz (MA) do 52º Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).  O evento com o tema “O desafio das universidades brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país”, foi iniciado, no dia 17 e se estenderá até sábado(20).

De acordo com a professora Adélia Pinheiro "durante o Fórum teremos a oportunidade de dialogar sobre temáticas de importância para as universidades estaduais, como a autonomia universitária e diferentes formas de concretização, formação técnica por universidades, internacionalização e outros temas. O compartilhamento de experiências e a interlocução com outras esferas de governo, instituições e empresas, enriquecem e proporcionam  novas ações em parceria".

Para o reitor da Uema, José Augusto Oliveira, “o tema do nosso encontro nos obriga à inquietação e à modificação do nosso fazer cotidiano de modo a responder satisfatoriamente à crescente demanda para uma série de novas frentes de trabalho. Está bem claro a importância da universidade estadual e também da municipal como locus destinado a prover cada unidade federativa, distinta e diferenciadamente, com o estoque de conhecimento para atender ao bem estar coletivo”.

Os reitores discutiram sobre “A contribuição e importância das universidades no desenvolvimento do país: os desafios da autonomia” tendo o professor Julio Cezar destacado entre as principais características que uma universidade que possui a liberdade para fazer opções e tomar decisões, a acadêmica e cientifica, política, cultural, social, patrimonial, disciplinar, financeira e administrativa. Segundo o professor Antônio Guedes, sem universidade pública consolidada e autônoma não há projeto de desenvolvimento nacional.

Já o professor Heronaldo de Sousa, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) afirmou: “O principal caminho de uma universidade é conduzir suas atividades pensando na sociedade, pensando no povo que a financia. Pois estamos falando de universidade pública e gratuita”. Ele destacou que o grande desafio pode ser colocado em dois pontos: o amparo legal – “a Constituição já sinaliza que a Universidade goza de autonomia, cabe a ela ter uma legislação do órgão do seu estado que normatize essa autonomia, principalmente no que diz respeito a estabelecer uma dotação específica, pois não existe autonomia sem sustentabilidade financeira”; e ações – “esse processo tem que resultar em ações, que retornem esses investimentos para a sociedade. Então, a partir dessas duas visões consegue-se pensar em uma economia mais sustentável a médio e longo prazo”, apontou.

Ainda de acordo com a Constituição Federal Brasileira, "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão." (art 207 caput.). O assunto tem se tornado um dos mais discutidos e pode representar um dos mais interessantes debates políticos da atualidade, pois inclui preceitos para garantia de questões imprescindíveis como a qualidade do ensino, gestão democrática, plano de carreira para o magistério público, gratuidade do ensino público e acesso universal.

Abruem – A Abruem foi criada em 1991, durante a realização do 12º Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, com a finalidade de integrar, valorizar e defender seus propósitos institucionais, além de promover e coordenar, em âmbito nacional, discussões sobre as políticas voltadas para o Ensino Superior.

Desde então, duas vezes por ano, a Associação, com a parceria de reitores das 40 universidades públicas, que hoje a integram, vem realizando novos fóruns, sempre com a participação de educadores renomados e de autoridades governamentais e acadêmicas convidadas.